SÍTIO PINHAL

Curso

Localizado no município de Urupema a 56 km de Lages, em uma altitude de aproximadamente 1450 metros do nível do mar, o Sitio Pinhal é uma propriedade rural orgânica mantida pela empresa. A produção orgânica da área é certificada internacionalmente pela California Certified Organic Farmers (CCOF).

Com 34 hectares, sendo 20 cobertos com vegetação nativa, são produzidos pequenos frutos (mirtilo, amora e physalis) e erva mate a partir de erval nativo.

Busca-se no Sítio Pinhal aplicar na prática o manejo produtivo sustentável. A área também é utilizada para pesquisa pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pela Fundação Boticário.

VEGETAÇÃO

Curso

A propriedade está em uma região de Floresta Ombrófila Mista Altomontana com características de mata nebular. A Floresta mista de pinheiros das áreas acima de 1200 metros de altitude tem grande importância na regulação do regime hídrico dos rios. As áreas remanescentes na região encontram-se bastante recortadas e submetidas ao manejo com trânsito intenso de gado e os consequentes danos. Nossa propriedade mantém área de 20 hectares de mata livre de uso para abrigo animal, onde temos a produção com certificação orgânica de erva-mate nativa.

ERVA MATE

Curso

O manejo da área para produção de erva mate foi iniciado em 2005. A partir disso iniciou-se o adensamento da vegetação com mudas de erva mate. Em 2014 foi realizada uma colheita parcial retirando 22 toneladas. Atualmente a produção de erva está inserida no Projeto Araucária Mais, desenvolvido pela Fundação Certi, que tem como objetivo a valorização dos produtos florestais e dos ativos ambientais.

FRUTOS

Curso

São produzidos na propriedade pequenos frutos de maneira experimental. Mirtilo, amora e physalis são as espécies que já se mostraram adaptadas ao local e à produção livre de agrotóxicos. Além desses a goiaba serrana ou feijoa, planta nativa da região, também é produzida na propriedade. Futuramente os frutos serão beneficiados para comercialização de doces e geleias artesanais.

PESQUISA

Curso

A área da propriedade tem sido utilizada por cientistas e estudantes de graduação e pós-graduação para o desenvolvimento de pesquisas em uso e conservação dos recursos naturais. Foram realizadas pesquisas nas seguintes áreas: fitossociologia, reprodução de erva mate e pau-de-andrade, avaliação das características de solo.

Rua Glauco Ribeiro, 184 - Bairro Ponte Grande - Lages - SC      ecorural@ecorural.com.br ecorural@ecorural.com.br | 49 9144-748149 9144-7481

  • Facebook
  • Twitter
  • You Tube

TODOS DIREITOS RESERVADOS - ECORURAL