CONDOMÍNIO AGROECOLÓGICO

Curso

O Condomínio Residencial Agroecológico “Vila das Columbeas” visa implantar em Lages um novo modelo de ocupação urbana. O termo “Columbea” recupera a primeira denominação botânica da árvore símbolo da Floresta Ombrófila Mista e da Serra Catarinense, a Araucária. Recuperar a origem do nome dessa árvore tão especial expõe o objetivo do nosso Condomínio: nos (re)conectar com as nossas origens e com a natureza, demonstrando que é possível aliar a qualidade de vida com a conservação dos recursos naturais.

O projeto criará um espaço em harmonia com o meio ambiente, integrando a área privativa dos lotes com uma infraestrutura comum composta pela praça central, horta e pomar orgânico, casa multiuso, parque infantil, mini-campo, açude e mata. Localizado no acesso Norte de Lages o condomínio fica a cerca de 3 quilômetros do Centro de Ciências Agroveterinárias das Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Criar formas de urbanização sustentável é uma necessidade em todo o mundo. Com o Condomínio Residencial Agroecológico Vila das Columbeas a EcoRural dará sua contribuição para um mundo mais sustentável.

ÁREA PRIVATIVA

Curso

O Condomínio Residencial Agroecológico Vila das Columbeas possui 22 lotes com áreas que variam de 360 a 478 m². A área privativa total é de 8.500 m². Ao adquirir uma área no Condomínio o futuro morador terá seu lote particular e se associará a uma área de uso comum de 11.500 m². A disposição dos lotes foi planejada para gerar o maior convívio entre os moradores e uma maior proximidade com as áreas da praça, horta e pomar.

HORTA E POMAR

Curso

O condomínio contará com horta e pomar agroecológico (sem uso de agrotóxicos) onde serão plantadas espécies frutíferas adaptadas a região e hortaliças para consumo interno dos moradores. A área total da horta é de 1.600 m2 e será mantida por funcionário treinado pelo condomínio. As colheitas serão partilhadas entre os moradores.

LAZER E SUSTENTABILIDADE

Curso

O projeto buscou integrar o uso do condomínio com a conservação dos recursos naturais a partir de um conjunto de infraestruturas comuns destinadas ao Lazer, como a Praça Central, a edificação de uso-múltiplo, o mini-campo, o parque infantil, redário e o açúde. Os efluentes gerados pelos moradores serão tratados em uma estação própria e os resíduos sólidos orgânicos serão reaproveitados na horta agroecológica.

SEGURANÇA E BEM-ESTAR

Curso

A segurança e bem-estar dos moradores será garantida com a construção da guarita, com a iluminação das áreas comuns e com um sistema de videomonitoramento. O condomínio terá uma convenção e um regimento interno que irá estabelecer as diretrizes para o respeito mútuo, a liberdade individual e o uso adequado das áreas comuns.

Rua Senador Salgado Filho, Nº 110, sala 03, Bairro Coral. - Lages - SC      ecorural@ecorural.com.br ecorural@ecorural.com.br | (49) 98812-7911(49) 98812-7911

  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

TODOS DIREITOS RESERVADOS - ECORURAL